Pãozinho recheado com carne-seca

Ingredientes:

3 tabletes de fermento biológico fresco (45g)

2 c. sopa de açúcar

½ xícara de leite morno

½ xícara de óleo

300 g de mandioquinha cozida e espremida

1 ovo

1 c. sopa de sal

600 g de farinha de trigo

Manteiga e farinha de trigo para untar

2 gemas para pincelar

Queijo parmesão ralado para polvilhar

 

Recheio:

2 c. sopa de manteiga

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

700 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada

Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

1 xícara de queijo mozzarella ralado

 

Modo de preparo:

Massa:

Numa tigela misture o fermento, o açúcar e o leite, mexendo até o fermento dissolver por completo.

Junte o óleo, a mandioquinha, o ovo, o sal e misture.

Junte a farinha, aos poucos, formando uma massa homogênea que desgrude das mãos. Se necessário acrescente mais farinha.

Deixe descansar por 1 hora.

Recheio:

Numa panela, derreta a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e alho por 4 minutos. Junte a carne-seca e refogue por mais 3 minutos.

Tempere com sal, pimenta, cheiro-verde e deixe esfriar.

Misture o queijo e reserve.

Abra pequenas porções da massa, nas mãos e coloque um pouco do recheio.

Modele bolinhas e coloque uma ao lado da outra em uma fôrma untada e enfarinhada, mantendo uma distância entre os pãezinhos.

Pincele com as gemas, polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por 30 minutos ou até dourar.

 

Sirva em seguida.

Rabada com polenta e agrião

Hoje vamos falar de uma peculiaridade da tradicional cozinha brasileira, a comida de botequim, pois ela está intimamente ligada a culinária popular de nossas grandes cidades. Os primeiros botequins, segundo os registros mais conhecidos, surgiram entre 1910 e 1930, nos centros de São Paulo e Rio de Janeiro.

A partir dos anos 30 eles ganharam um novo impulso, pois com a multiplicação das fábricas e da população urbana, o tempo tornou-se escasso para o almoço caseiro, obrigando o trabalhador a comer fora. Os menos aquinhoados faziam uso das marmitas, enquanto os de melhor posição se divertiam e degustavam as comidinhas dos botequins – avós dos fast food de hoje – que serviam uma refeição rápida, barata e sobretudo caseira, muito ao gosto daqueles que viviam suas primeiras experiências de almoçar fora. Dentre as deliciosas comidas de botequim selecionamos a Rabada, pois desde seu sabor português, até a polenta italiana que a acompanha, ela – além de nos deixar com água na boca – representa bem o caldeirão alquímico de raças que forma o tempero da cozinha brasileira.

Ingredientes 6 porções

3 kg de rabo de boi cortado a faca nas juntas

1 cálice de cachaça pura

1 boa dose generosa  de whisky 12 anos

Primeira etapa - Marinada:

2 c. sopa rasas de sal

1 c. chá de pimenta-do-reino preta em grãos

1 c. chá de cominho

1 c. café de noz moscada

3 folhas de louro

1 talo de salsão

ervas frescas – tomilho, alecrim e sálvia

1 pimenta de cheiro ou dedo-de-moça inteira

200 ml de vinho branco seco

200 ml de vinho tinto seco

3 dentes de alho esmagados com casca

2 cebolas e 2 cenouras cortadas em cubos

Coloque a rabada com os ingredientes da primeira etapa e leve para marinar de véspera na geladeira.

Segunda etapa

1 c. sopa de óleo

1 cebola grande picadinha

2 tomates sem pele e sem sementes picadinho

1 c. sopa de alho espremido

1 c. sopa de extrato de tomate

400 g de tomate pelado

1 maço de agrião

cebolinha verde  e salsinha picadinha

sal e pimenta

 

Modo de preparo - Primeira etapa: Retire o excesso de gordura e cebo da rabada. Lave bem e deixe escorrer a água. Em uma panela coloque o rabo, um pouco de água, o suco de limão e a cachaça e deixe aferventar. Assim que levantar a fervura, escorra a água e reserve. Essa fervura tira o cheiro forte da carne e ajuda retirar a gordura.

Agora é a hora de usar o uísque. Em um copo apropriado, coloque 4 cubos de gelo e 4 dedos de um bom whisky 12 anos. Beba bem devagar, apreciando o malte puro envelhecido. Mas não se descuide da cozinha.

Segunda etapa: Numa panela grande, junte o óleo e aqueça. Retire a carne da marinada e coloque na panela para refogar. Vá mexendo até ficar bem dourada. Escorra a gordura e coloque o alho liquefeito e a cebola até dourar.

Neste momento tome mais um gole de uísque.
Junte os tomates e refogue bem. Após alguns minutos, acrescente o caldo da marinada com os temperos, o tomate pelado e o extrato de tomate.  Cubra com água mais ou menos dois dedos acima da carne. Tampe a panela, deixe ferver em fogo baixo e mexa de vez em quando. Durante o cozimento, verifique o tempero, acrescentando sal, se for o caso, junto com um pouco de água. O cozimento é um processo lento, podendo levar de 2 a 3 horas. Mexa de vez em quando, acrescentando água se necessário.

Quando o caldo estiver homogêneo, você pode retirar um pouco para tomar junto com o seu uísque, ou se preferir, juntando um pouco de farinha, fazendo uma espécie de pirão. É uma delícia! Se retirar o caldinho, não se esqueça de acrescentar um pouco de água. Apure o tempero. Quando estiver cozida a rabada, verifique os temperos, retire da panela e reserve. Reduza o caldo pela metade. Bata e coe o caldo. Reserve.

Frite o alho. Acrescente metade do caldo coado e batido. Adicione a carne e deixe cozinhando mais um pouco, na hora em que a carne começar a "querer" se desprender do osso ela estará pronta. Coloque um pouco de agrião por cima, cobrindo toda a panela. Tampe, espere 5 minutos. Está pronto para servir. Ao levar à mesa, acrescente a salsinha e a cebolinha picada sobre a rabada. Sirva com a polenta e o restante do agrião fresco.

Polenta cremosa

250 g de farinha de milho média
caldo reservado do cozimento da rabada
1 c. sobremesa de manteiga
1 c. chá de alho processado
sal e pimenta

Finalização
2 c. sopa de manteiga
130 g de queijo parmesão ralado na hora

Polenta: Aquecer a manteiga e dourar levemente o alho. Juntar o caldo do cozimento da rabada e ir adicionando o fubá, como se fosse uma chuva, e mexendo sem parar. Tempere com sal e pimenta. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por ½ hora ( ou até que esteja cozida e solte da panela) mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e nas laterais. Passados os 30 minutos, verifique a consistência, provavelmente será necessário um pouco mais de caldo ou de água para que ela fique bem pastosa, pois quando acrescentar os ingredientes da finalização ela ganhará consistência.

Finalização: Assim que a polenta estiver cozida e no ponto desejado, finalize fora do fogo com a manteiga e o queijo finamente ralado mexendo vigorosamente. Corrigir os temperos se necessário. Sirva imediatamente.

Arroz com costelinha de porco           

Ingredientes:

Costelinha de porco

Bacon em pedacinhos

½ pimentão picadinho

1 cebola picadinha

Arroz (a quantidade você determina)

Cheiro verde.


Preparo:

Numa panela de barro fritar a costelinha de porco cortada em pedaços miúdos refogar em alho e sal, mexer de vez em quando e deixar apurar bem. Quando estiver bem moreninha retirar e separar na mesma panela. Verificar a quantidade do óleo que se formou (para que a comida não fique muito gorda). Fritar então bacon em pedacinhos, separar no cantinho da panela, juntar então meio pimentão picadinho uma cebola picadinha esperar fritar um pouco, juntar o bacon e o arroz já lavado (a quantidade você determina). Refogar com a costelinha que estava separada, juntar água quente o suficiente para cozinhar. Mexer de vez em quando para distribuir bem a costelinha. Provar o sal. Depois de pronto polvilhar bastante cheirinho verde. Pode ser servido com uma salada verde bem temperada.

Bambá da Maria Doida

Ingredientes:

1 Galinha caipira

½ kg de quirera (canjiquinha)

1 cebola grande

5 dentes de alho

2 colheres sopa óleo

1 molho de couve

1 ½ litro de água fervendo

Salsinha - cebolinha

Tempero completo

Pimenta - a gosto


Preparo:

Picar a galinha em pedaços (tipo frango atropelado) e temperar a gosto com o tempero completo e a pimenta. Em uma panela de pedra ou barro refogar a cebola e o alho picados. Se a galinha for gorda fritar a gordura para fazer torresmo e com o óleo apurado fritar a cebola e o alho, substituindo o óleo. Quando dourados, refogar os pedaços da galinha, fritando-os parcialmente, até ficarem levemente dourados. Acrescentar a água fervendo e deixar cozinhar a galinha até ficar macia, com a panela tampada. Quando estiver bem cozida, acrescentar a quirera e a couve rasgada para cozinhar no caldo (esse cozimento é rápido). Ao servir, decorar com a salsa e a cebolinha picadas e o torresmo da galinha, se for o caso.

Batatinha Recheada com Bacon

Ingredientes:

Batatinha

Bacon

Frango

Creme de bacon

Mussarela

Catupiry

Molho Rosé

Ovo de codorna


Preparo: Cozinhar o frango e desfiar. Retirar a polpa da batata cozida e rechear com o frango e o creme de bacon. Cobrir com mozzarella e catupiry, colocar para assar. Dispor em um vasilhame apropriado e decorar com molho rose e o ovo de codorna cozido.

Caldo de Abóbora com Carne Seca

Ingredientes:

01 abóbora japonesa

01 litro de fundo de legumes

500 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada.

02 colheres de sopa de azeite

01 cebola em brunoise

02 dentes de alho em brunoise

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Cheiro verde repicado.


Preparo:

Cozinhar a abóbora japonesa no fundo de legumes. Retirar as cascas, bater no liquidificador e reservar. Refogar a cebola e os dentes de alho no azeite. Saltear a carne seca e juntar a abóbora cozida e processada. Temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Finalizar com cheiro verde repicado.

Caldo de feijão de corda com carne seca e cachaça

Ingredientes:

Feijão de corda novo

Cachaça de boa qualidade

Carne de sol

Cebola

Folhas louro a gosto

Alho

Sal com alho

Cheiro verde

Pimenta dedo de moça

Banha de porco


Preparo:

Cozinhar o feijão juntamente com a carne de sol, quando o feijão estiver cozido, separar a carne de sol se estiver desfiando está pronto, se não, cozinhar apenas a carne com a água do feijão, quando a carne estiver no ponto de desfiar, desligar a panela. Desfiar a carne no pilão grosseiramente. Bater o feijão no liquidificador. Refogar em uma panela a cebola, o alho em uma colher de banha, quando estiver tostado acrescentar sal com alho, louro e a carne, refogar por alguns minutos e virar o feijão e deixar ferver para reduzir um pouco de água. A parte toste a pimenta inteira no forno ou em uma frigideira teflon sem óleo. Em uma vasilha própria para caldos vire o caldo, arrume com cheiro verde a pimenta tostada e por último, já à mesa junte um cálice de boa cachaça no caldo e bom proveito.

Caldo de Piranha de Batom

Ingredientes:

3 Piranhas médias sem escama.

Sal fino e pimenta do reino a gosto

Cheiro verde (salsinha, cebolinha e coentro).

1 cebola média

2 dentes de alho picados

Azeite de oliva extra-virgem

Água da boa

1.000 ml de Caldo de Galinha

Leite de coco

Açafrão uma colher de sobremesa rasa


Preparo:

Limpar as piranhas (se desejar retirar os filés e fazer como tira-gosto). Colocar para cozinhar em água suficiente para cobri-las, sem tempero nenhum. Quando a carne estiver soltado, desligar, deixar o caldo esfriar, coar e reservar. Retirar os espinhos, cabeça, etc., deixando somente a carne. Aquecer um pouco de azeite, bem pouco, pois a piranha já é gordurosa, dourar a cebola picadinha e o alho, acrescentar o açafrão e dourar mais um pouco. Acrescentar o caldo do cozimento das piranhas, a carne e os temperos verdes, cuidado no coentro. Adicionar o caldo de galinha e colocar um pouco do leite de coco, estes dois últimos ingredientes servem para tirar o cheiro forte do peixe e dar um gostinho especial. Corrigir o sal, acrescentar a pimenta a gosto e bom apetite.


Modo de servir:

Este caldo fica mais aquoso que os outros, mas é um bom demais. A opção do alho torradinho ou do bacon é bem vinda aqui também e não deixe faltar à danada da cachaça, acompanhada é claro da sua "comadre" de batom.

Frango a Cabidela

Ingredientes:

1 kg de frango em pedaços

2 cebolas em rodela

2 caldo de galinha dissolvidos em 1 litro de água

500 g de chouriço

1 copo de vinho tinto

3 colheres de vinagre

tempero a gosto

salsinha e cebolinha


Preparo:

Refogar a cebola, o frango já temperado em 3 colheres de óleo e deixar fritar bem até dourar. À parte, bater no liquidificador o vinho, vinagre e chouriço. Reservar. Adicionar ao frango, o caldo de galinha e deixar cozinhar. Quando estiver quase pronto, adicionar o chouriço batido, tampar e deixar cozinhar por 5 minutos. Salpicar a salsinha e a cebolinha e servir com arroz branco, couve e angu.  

Canja de galinha

Ingredientes (4 a 6 pax)

200 g de arroz
sal a gosto
1 frango pequeno
2 cenouras
cebolinha picada a gosto
2 litros de água
pimenta-do-reino a gosto
salsinha picada a gosto
noz-moscada a gosto
 

 

Modo de Preparo: Levar ao fogo a galinha e a água até amaciar. Desfiar a galinha e colocar no caldo juntamente com o arroz, sal, pimenta, noz moscada e cenoura picada. Quando o arroz estiver cozido, salpicar com salsinha e cebolinha verde e servir.

 

Sopa de fubá

Ingredientes (4 pax – 55 min)

10 folhas de couve-manteiga
6 c. sopa de fubá
2,5 litros de caldo de carne

2 ovos
sal a gosto
 

 

Modo de Preparo: Elimine os talos da couve, rasgue as folhas com as mãos, disponha numa panela com água fervente e 1 colher de chá de sal. Deixe por 30 segundos. Retire do fogo, escorra a água e reserve. Coloque numa panela o fubá, leve ao fogo e torre, sem parar de mexer. Retire do fogo, despeje numa tigela e misture 100 ml de água fria. Leve ao fogo uma panela com o caldo de carne até ferver. Junte o fubá dissolvido e os ovos e mexa para desmanchá-los. Continue a cozinhar, mexendo de vez em quando, até encorpar e o fubá ficar cozido. Incorpore a couve, tempere com sal e retire do fogo. Sirva quente.

Sopa de frango com quiabo e angu de milho

Ingredientes (8 pax)

1 frango pequeno
1 kg de quiabos pequenos
6 c. sopa de óleo de milho
1 cebola média picada em pedaços pequenos
½ pimenta-dedo-de-moça picada
2 litros de caldo de galinha caseiro sem sal
½ xícara de cebolinha-verde picada
4 espigas de milho verde
½ litro de leite integral
sal a gosto
 

 

Modo de Preparo: Limpe o frango e elimine o excesso de gordura. Lave, seque e corte pelas juntas. Lave os quiabos, seque-os bem, elimine os pedúnculos e corte em rodelas não muito finas. Espalhe sobre toalha de papel e deixe secar. Reserve. Aqueça 4 colheres de sopa de óleo numa panela grande. Junte, aos poucos, os pedaços de frango e frite até dourar de maneira uniforme. Assim que for dourando, retire os pedaços de frango. Escorra o excesso de gordura, volte os pedaços de frango para a panela e acrescente a cebola e a pimenta-dedo-de-moça. Refogue, mexendo cuidadosamente e de vez em quando, por 5 minutos.

Adicione o caldo de galinha, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por 30 minutos, ou até a carne ficar macia. Se necessário, adicione mais água durante o cozimento. Tempere com sal. Aqueça o óleo restante numa panela, adicione os quiabos e frite, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Retire do fogo e despeje na panela com a sopa de frango. Junte a cebolinha-verde, acerte o sal e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo e reserve. Limpe as espigas de milho, lave-as e rale aparando numa tigela. Com a ajuda de uma colher raspe os sabugos tirando o restante do milho. Misture com o milho ralado e acrescente o leite, misturando até ficar homogêneo. Coloque, aos poucos, a massa de milho sobre uma peneira de malha bem fina e aperte bem para tirar o máximo de líquido, aparando numa panela. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, por 15 minutos, ou até obter um creme encorpado. O milho estará cozido quando exalar um aroma característico do alimento.

Retire do fogo, despeje o angu numa assadeira de 18 cm x 18 cm e deixe esfriar. Disponha a sopa em pratos fundos ou tigelas e sirva com o angu cortado em pedaços. Decore com pimenta-dedo-de-moça.

Pernil de porco à pururuca

Ingredientes (4 pax)

2 ½ kg de pernil de porco com couro
8 dentes de alho amassados
½ maço médio de manjerona
1 cebola em pedaços bem pequenos
1 pimentão vermelho em pedaços pequenos

3 c. sopa de vinagre
2 xícaras de óleo de milho para a pururuca
sal e pimenta do reino moída na hora

 

Modo de Preparo: Lave o pernil, seque com toalha de papel, elimine as aparas e reserve. Misture numa tigela o alho, as folhas de manjerona rasgadas com as mãos, a cebola, o pimentão, o vinagre, o sal, a pimenta-do-reino e 2 colheres de sopa de óleo. Disponha o pernil com a pele voltada para baixo e cubra a parte superior com o tempero. Cubra com filme plástico e deixe tomar gosto na geladeira por 12 horas.

Passado o tempo, pré-aqueça o forno à temperatura média 180º C. Disponha o pernil numa assadeira com a pele voltada para cima e seque muito bem. Reserve o tempero. Leve ao forno por 3 horas, ou até a pele do pernil ficar dourada e crocante e a carne macia. Durante o tempo que estiver no forno, coloque água na assadeira para a carne não queimar. Antes de retirar a assadeira do forno, leve ao fogo o óleo restante numa panela e deixe até ficar bem quente.

Retire a assadeira do forno, mantenha a panela com o óleo no fogo e, aos poucos, com uma concha, despeje o óleo lentamente e de maneira uniforme sobre a pele do pernil, que deve estar bem quente, para pururucar. Em seguida, disponha o pernil numa travessa e escorra o excesso de óleo da assadeira e coloque o tempero reservado e 1 xícara de água. Deglace retire do fogo e despeje numa panela. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, por 15 minutos, ou até o molho encorpar. Acerte o sal e retire do fogo. Se preferir, coe o molho, antes de servir com o pernil. Dicas: Para se obter um bom resultado no preparo da pururuca, o óleo deve estar muito quente e ser despejado aos poucos sobre a pele, que também deve estar bem quente, ou seja, assim que o assado for retirado do forno.

Costelinha de porco frita com farofa de ovos

Ingredientes (6 pax)

Farofa de ovos
5 ovos
1 c. chá de sal
½ xícara de manteiga
½ xícara de cebolinha-verde picada
2 xícaras de farinha de mandioca crua
mandioca cozida para acompanhar
1 kg de costelinha suína
5 colheres sopa de suco de limão
2 dentes de alhos amassados
1 c. chá de colorau
3 c. chá de sal
2 xícaras de óleo para fritar
 

 

Modo de Preparo: Lave as costelinhas, seque-as e coloque numa tigela. Regue com o suco de limão e deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, seque as costelinhas, transfira para uma tigela e tempere com o alho, o colorau e o sal. Misture, cubra com filme plástico e deixe as costelinhas tomarem gosto por 1 hora. Numa panela, aqueça bem o óleo e frite as costelinhas, mexendo de vez em quando, até dourar de maneira uniforme. Retire as costelinhas e coloque sobre toalha de papel para eliminar o excesso de gordura.


Farofa de ovos: coloque os ovos e o sal numa tigela e bata com um batedor manual por 2 minutos. Leve ao fogo uma panela com a manteiga e deixe até começar a levantar bolhas. Despeje os ovos batidos e mexa com uma colher (como se estivesse fazendo ovos mexidos) por 5 minutos, ou até os ovos coagularem. Junte a cebolinha-verde e, aos poucos, a farinha de mandioca. Mexa com um garfo até a farinha ficar quente e homogênea. Acerte o sal, se necessário, e retire do fogo. Disponha nos pratos as costelinhas de porco fritas e sirva em seguida com a farofa de ovos e a mandioca cozida.

Ensopado de carne com costela

Ingredientes (8 pax)

1 kg de costela de boi picada
3 dentes de alho amassados
2 cebolas grandes
2 c. sopa de suco de limão
2 pimentas-malaguetas médias amassadas
½ xícara de óleo
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1 ½ kg de mandioca
1 maço de salsinha picada
5 c. sopa de cebolinha-verde picada
sal a gosto
 

 

Modo de Preparo: Elimine as aparas e o excesso de gordura da costela. Tempere a costela com o alho, 1 cebola picada, o suco de limão, a pimenta-malagueta e o sal. Deixe tomar gosto de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, aqueça o óleo numa panela grande. Junte a costela e frite por 15 minutos, ou até dourar por igual. Adicione o tomate e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos. Acrescente 2,5 litros de água fervente, tampe parcialmente a panela e cozinhe por 1 hora, ou até a costela ficar macia. Incorpore a mandioca ao ensopado e cozinhe por mais 20 minutos, ou até a mandioca ficar macia. No final, junte a salsinha e a cebolinha e acerte o sal. Disponha a cebola restante cortada em rodelas e tampe a panela. Assim que a cebola ficar macia, retire do fogo. Sirva com arroz branco e decore com pimenta.

 

Croquete de carne com pimenta

Ingredientes (50 un)

2 batatas médias
½ kg de coxão duro moído
1 pimenta-bode média sem sementes picada
1 cebola pequena ralada
3 c. sopa de cheiro-verde picado
2 ovos

1 xícara de farinha de rosca
2 xícaras de óleo de soja para fritar
sal a gosto

 

Modo de Preparo: Lave as batatas, coloque-as numa panela e cubra com água. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 45 minutos, ou até ficarem macias. Retire do fogo. Escorra a água, descasque as batatas e passe-as por um espremedor, coletando numa tigela. Misture a carne moída, a pimenta, a cebola, o cheiro-verde, 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha de rosca e o sal. Misture com uma colher e, em seguida, sove até desgrudar das mãos. Modele 50 croquetes no formato oval, passe pelo ovo restante, batido previamente, e depois no restante da farinha de rosca. Reserve. Se necessário, repita o processo de empanar, para deixar uma camada mais grossa. Numa frigideira funda, aqueça o óleo e disponha os croquetes, aos poucos. Frite-os por 3 a 5 minutos, ou até dourarem uniformemente. Retire os croquetes com uma escumadeira, escorra bem e coloque-os sobre toalha de papel para eliminar o excesso de gordura. Sirva quente com molho de pimenta.


Dicas: Os croquetes podem ser elaborados a partir de sobras de carnes cozidas e assadas. 

Lambari frito

Ingredientes (4 pax)

½ kg de lambari limpo
4 dentes de alho descascados
1 cebola média picada
½ pimentão verde médio picado
½ maço médio de salsinha
2 c. sopa de vinagre
3 c. chá de sal
1 xícara de fubá mimoso
2 xícaras de óleo

 

Modo de Preparo: Lave os lambaris, seque com toalha de papel e reserve. Bata no liquidificador o alho, a cebola, o pimentão, a salsinha, o vinagre e o sal, até obter uma pasta homogênea. Disponha os lambaris numa assadeira refratária, espalhe o tempero, misture e cubra com filme plástico. Deixe tomar gosto por 1 hora na geladeira. Passado o tempo, retire os lambaris do tempero e empane-os com uma camada fina de fubá. Frite-os, aos poucos, numa frigideira com o óleo bem quente. Assim que dourar, retire do fogo e disponha sobre toalha de papel para eliminar o excesso de gordura. Sirva quente e, se preferir, com limão.

Rosquinha de nata

Ingredientes (70 un)

1 c. sopa de bicarbonato de amônia
4 c. sopa de leite integral
4 c. sopa de açúcar
1 xícara de nata ou creme de leite fresco
1 ovo

1 pitada de sal
4 xícaras de farinha de trigo peneirado
2 c. sopa de manteiga

 

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno à temperatura média 180º C. Numa tigela, dissolva o bicarbonato de amônia no leite. Misture o açúcar, a nata, o ovo e o sal. Aos poucos, incorpore a farinha de trigo e amasse até a massa ter consistência para ser enrolada. Se necessário, adicione mais farinha de trigo. Com a massa, modele as rosquinhas na forma de anéis ou pequenas tranças. Disponha-as em assadeiras untadas com a manteiga e leve ao forno por 15 minutos, ou até dourar a parte baixo das rosquinhas. Retire do forno e, assim que amornar desenforme. 

Sequilho 

Ingredientes (40 un)

½ xícara de manteiga
1 ovo

8 c. sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher chá de fermento em pó
2 ½ xícaras de polvilho doce

Modo de Preparo: Pré-aqueça o forno à temperatura média a 180º C. Bata na batedeira a manteiga (reserve 1 colher de sopa), o ovo, o açúcar, o sal e o fermento por 3 minutos. Aos poucos, junte o polvilho e amasse com as mãos. Sove por 10 minutos, ou até a massa ficar macia, firme e bem lisa. Modele bolinhas e, com a ajuda de um garfo, pressione a massa formando sulcos. Coloque as bolinhas numa assadeira grande, untada com a manteiga reservada. Leve ao forno por 15 minutos, ou até os sequilhos dourarem. Retire do forno e, assim que amornar desenforme com cuidado. Sirva os sequilhos com café adoçado com rapadura.


Dicas: A massa do sequilho deve ser muito bem sovada. Quanto mais for sovada, melhor será o resultado. O sequilho ficará leve e delicado.

Pão de chapa

Ingredientes (30 un)

1 xícara de leite integral
½ xícara de banha ou manteiga
1 kg de farinha de trigo
1 c. sopa de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato em pó
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de coalhada
2 c. chá de sementes de erva-doce

 

Modo de Preparo: Coloque numa panela o leite e a banha e leve ao fogo até ficar levemente morno. Retire do fogo e reserve. Peneire numa tigela a farinha de trigo com o fermento, o bicarbonato e o açúcar. Faça uma cavidade no centro e adicione a mistura de leite com a banha, a coalhada e as sementes de erva-doce. Misture até ficar homogêneo, transfira para uma superfície enfarinhada e sove por 3 minutos.

Divida a massa em 30 pedaços e modele na forma de um pão achatado, com baixa altura. Coloque uma chapa de ferro no fogo e deixe aquecer. Reduza o fogo, disponha os pedaços de massa e asse cada pão, apertando suavemente com uma espátula, até dourar dos dois lados. Sirva quente com leite e café. 

Arroz de suã

Ingredientes (8 pax)

1 kg de suã de porco cortada em fatias transversais
2 c. sopa de alho amassado
2 c. sopa de suco de limão
2 pimentas-malaguetas em conserva picadas
1 maço médio de salsinha amarrado
5 c. sopa de óleo ou banha de porco 
2 xícaras de arroz
sal a gosto
 

 

Modo de Preparo: Lave a suã de porco, seque com toalha de papel, retire as aparas, corte em fatias transversais e coloque-a numa tigela grande. Reserve. Misture numa tigela o alho com o suco de limão, a pimenta e o sal. Esfregue a suã e disponha o maço de salsinha. Cubra a tigela e deixe tomar gosto de um dia para o outro na geladeira. Aqueça o óleo numa panela, junte a suã (sem o maço de salsinha) e frite, mexendo de vez em quando, até dourar. Reduza o fogo e cozinhe por 30 minutos. Durante este tempo, adicione água, aos poucos. No final do cozimento a carne da suã deverá estar bem macia. Aumente o fogo, junte o arroz e refogue. Misture 4 xícaras de chá de água fervente e acerte o sal. Reduza o fogo, tampe parcialmente a panela e cozinhe por 20 minutos, ou até o arroz ficar "al dente". Retire do fogo e sirva em seguida.


Dica: O suã tem o mesmo gosto da costelinha de porco, inclusive, quando a suã não é encontrada pode ser substituída por outra peça de carne suína com sabor semelhante.

Lombo de porco assado com feijão e toucinho defumado

Ingredientes (8 pax)

Marinada
1 cebola média ralada
½ xícara de salsinha picada
3 folhas de louro
1 xícara de suco de laranja
4 c. sopa de óleo
4 c. chá de sal
ovo cozido

farinha de mandioca para acompanhar
1 lombo de porco magro
4 pimentas dedo-de-moça
2 xícaras de feijão roxinho
5 c. sopa de banha
200 g de toucinho defumado cortado em bastões
½ xícara de cebolinha verde picada
sal a gosto

Modo de Preparo: Lave o lombo, retire as aparas e seque-o. Com uma faca, faça furos no lombo e coloque dentro as pimentas-dedo-de-moça. Reserve.


Marinada: misture numa tigela a cebola, a salsinha, as folhas de louro, o suco de laranja, o óleo e o sal. Disponha o lombo, misture e cubra com filme plástico. Deixe tomar gosto na geladeira por 12 horas. Vire o lombo de vez em quando para marinar por igual.

Limpe o feijão, lave-o e coloque numa tigela. Cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Passado esse tempo, pré-aqueça o forno à temperatura média a 180º C. Disponha o lombo numa assadeira com os temperos e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno por 1 hora, ou até ficar cozido. Retire o papel-alumínio e asse por mais 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno. Enquanto isso escorra a água do feijão e coloque-o numa panela. Adicione 1 litro de água e leve ao fogo por 1 hora, ou até o feijão ficar macio. Se preferir, cozinhe na panela de pressão, mas tome cuidado para os grãos ficarem inteiros. Retire o feijão do fogo, despeje numa peneira e reserve.

Aqueça a banha numa frigideira, junte o toucinho e frite, sem parar de mexer, até ficar dourado e crocante. Retire do fogo e espalhe sobre toalha de papel. Coloque o feijão numa tigela e regue com a gordura que sobrou da fritura do toucinho. Misture a cebolinha-verde, o toucinho frito e tempere com sal. Corte o lombo em pedaços, distribua nos pratos e sirva com o feijão, acompanhado do ovo cozido picado e a farinha de mandioca. Decore com cebolinha-verde.

Costelinha ao Molho Barbecue

Ingredientes:

2 kg de costelinha de porco
4 dentes de alho picados
Suco de 1 limão
½ xícara de vinho branco seco
1 tablete de caldo de costela
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto


Molho barbecue:
1 c. sopa de azeite de oliva
1 cebola ralada
½ xícara de açúcar mascavo
2 c. sopa de vinagre balsâmico
½ xícara de conhaque
2 xícaras  de polpa de tomate
1 xícara de catchup
1 c. sobremesa de molho de pimenta vermelha
3 c. sopa de molho inglês
2 c. sopa de suco de limão
1 folha de louro
Sal a gosto

Acompanhamento:
½ xícara de bacon
1 xícara de manteiga
½ cebola picada
2 xícaras de couve
2 xícaras de farinha de milho


Modo de Preparo
Tempere a costelinha com o alho, o suco de limão, o vinho branco, o caldo de costela, o sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por 3 horas. Coloque em uma assadeira e leve para assar no forno preaquecido (200 ºC) até que fique dourada.

Molho:
Aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o açúcar e doure-o. Junte o restante dos ingredientes, misture e deixe apurar por 15 minutos.Quando as costelas estiverem douradas, cubra-as com o molho e leve ao forno por mais 20 minutos.

Acompanhamento:
Em uma panela, coloque o bacon e doure-o na própria gordura. Acrescente a manteiga, deixe derreter e refogue a cebola e a couve. Junte a farinha de milho e misture.

Costelinha Defumada com Jiló e Polenta Frita

Ingredientes:
Para 4 pessoas:
1 Kg de costelinha defumada
1 cebola média
1 punhado de cebolinha
1 c. chá de alho
1 c. chá de colorau
Água para cozinhar
4 tomates
4 jilós
Polenta:
Óleo para fritar
200 g De fubá
1 litro de água sal a gosto


Modo de Preparo:
Limpar a costelinha defumada tirando o excesso de gordura. Refogar com um pouco de óleo até dourar.
Retirar o excesso de gordura e jogar fora. Colocar a cebola, o alho e o colorau, refogar mais um pouco. Acrescentar a água até cobrir a carne e deixe cozinhar por 40 minutos. Após este tempo colocar o tomate partido em gomos, o jiló partido ao meio e deixar até cozinhar o jiló e pronto, servir com a polenta frita.Para a polenta: Coloque água para ferver, depois coloque o fubá, deixe cozinhar até começar soltar do fundo da panela. Coloque em um tabuleiro, espalhe bem e deixe esfriar. Depois é só cortar em cubos, passar pela farinha de polentina e fritar. Servir quente.

Cassoullett Mineiro

Ingredientes:
500 g de feijão branco bem cozido
01 lata de molho de tomate, a mesma medida de leite de vaca.
200 g de paio picado
200 g de lingüiça calabresa picada
200 g lingüiça de lombo picadinha
500 g de costelinha de porco picada
500 g de bacon fatiado, cheiro verde e folha de louro à vontade.
torresmo frito a gosto para guarnição.


Modo de Preparo:
Fritar as lingüiças e reservar. Na mesma panela fritar o bacon e reservar. Fritar a costelinha de porco e reservar. Escorrer um pouco do óleo que fica na panela e refogar a pomarola, colocar o tempero a
gosto, acrescentar o feijão (com a água do cozimento), o leite de vaca e deixar ferver bem. Servir
acompanhado com o torresmo e torradas. Bom Apetite

Carne na cerveja preta

Ingredientes:
01 peça de + ou – 1 Kg de alcatra
02 cerveja preta
01 pcte de creme de cebola
01 lata de molho de tomate
01 caldo knorr de carne

Modo de Preparo:
Colocar todos os ingrediente em uma panela de pressão e cozinhar por aproximadamente 40 minutos. Fatiar e servir c/ purê de batata.