A Espanha é conhecida por sua elaborada e deliciosa culinária. O mais famoso dos pratos espanhóis, a Paella, é muito apreciada no Brasil, mas há outros pratos típicos que não são tão conhecidos
por aqui. As tortilhas e as patatas bravas, que são servidas no lugar das populares batatas fritas, são muito consumidas pelos espanhóis. As tapas, petiscos que são servidos junto com a sangria,
vinho e outras bebidas alcoólicas, tem diferentes receitas nas diversas regiões da Espanha. As tapas têm uma história interessante: surgiram para que as pessoas não se embebedassem tão rápido nos
bares. As bebidas eram servidas tapadas por um pires que vinha com um pão, geralmente servido com jamón (presunto cru típico na Espanha), daí o nome “tapas”. Assim, elas forravam o estômago antes
de "encher a cara". Os espanhóis usam a expressão “salir de tapas” até hoje, que significa comer os deliciosos petiscos e beber.
Ingredientes (2 pessoas)
100 g camarão 7 barbas
100 g de lula
100 g de polvo
50 g de ervilha congelada
100 g de mexilhão
100 g de mexilhão meia casca
200 g de arroz branco
Açafrão a gosto
Caldo de peixe a gosto
Azeite a gosto
sal a gosto
3 ou 4 lagostins fritos em azeite
½ pimentão assado sem pele e sementes em tiras
Modo de preparo
Em uma paellera de 20 cm de diâmetro, colocar 100 ml de azeite e aquecer. Colocar o polvo já cortado em rodelas de 2 cm aproximadamente e fritar por 10 minutos. Acrescentar a lula em anéis e fritar por mais 10 minutos. Acrescentar o camarão e a ervilha. Fritar mais alguns minutos. Acrescentar o açafrão ate ficar com a cor desejada, ou seja, um amarelo vivo. Colocar o caldo de peixe até a borda da paellera e ajustar o sal. Ferver até que o polvo esteja macio, aproximadamente meia hora. Acrescente o arroz, os mexilhões e deixe secar. Desligar o fogo, decorar com o mexilhão meia casca, as fatias de pimentão assados em tiras e os lagostins já fritos. Sirva imediatamente.
Ingredientes
600 g de batatas descascadas
6 ovos graúdos
200 ml de azeite de oliva
50 g de cebola (brunoise)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Corte as batatas em fatias de aproximadamente 3 mm e tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Coloque em uma frigideira antiaderente grande 150 ml de azeite de oliva ou o que baste para cobrir as batatas. Aqueça bem, acrescente as cebolas até ficarem transparentes, reserve. No mesmo azeite, acrescente as fatias de batata e cozinhe em fogo baixo virando regularmente com uma espátula, por cerca de 30 minutos ou até que estejam quebradiças. Escorra as batatas e elimine o óleo que restou na frigideira. Quebre os ovos em uma tigela e tempere levemente com sal e pimenta-do-reino, acrescente as batatas confitadas e a cebola. Aqueça novamente a frigideira e acrescente o azeite restante. Despeje a mistura de batatas e ovos e abaixe o fogo ao mínimo. Coloque uma tampa na frigideira e doure a fritada de um lado. Deslize a fritada em um prato grande, segure-o em uma mão e com a outra mão coloque a frigideira sobre a fritada, como se fosse uma tampa. Vire os dois juntos para que o lado cru fique em baixo da frigideira. Leve ao fogo novamente e doure. Retire da frigideira e deixe esfriar levemente antes de servir.
Ingredientes
1 pão ciabatta médio
1 tomate maduro
Sal e azeite a gosto
Modo de preparo
Tirar o miolo do pão e colocar no forno até ficar crocante. Ralar o tomate no ralados e tempere com azeite e sal. Colocar em cima do pão assado e servir com o tradicional jamón espanhol (presunto cru).
Ingredientes (1 litro)
600 ml de vinho tinto seco
2 a 3 fatias de abacaxi
350 ml de sola limonada
1 laranja
3 a 4 metades de pêssego em calda
50 ml de vermute branco seco
1 maçã sem casca
3 gotas de angustura
Modo de preparo
Colocar o vinho, o vermute e a calda do pêssego em uma jarra e mexer. Em seguida, incluir a soda limonada, as frutas cortadas em cubos, e a angustura (não mexer mais para não perder o gás da soda). Adicionar gelo e servir.
Ingredientes (2 pessoas)
200 g de batata
80 ml de molho de tomate
1 c. café de tabasco
½ c. café de Jerez
Salsinha picada - para decorar
Azeite extra virgem
Pimentón de Múrcia (doce e/ou picante)
Sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhar a batata inteira com casca, cortar em pedaços irregulares e fritá-las em azeite extra virgem. Misturar o molho de tomate (deve ser natural), o tabasco, o Jerez, o pimentón em pó e o sal. Colocar o molho sobre as batatas (recém saídas da fritura) e servir preferencialmente em uma terrina de barro.
Ingredientes(2 pessoas)
2 tomates maduros
¼ cebola
½ pepino japonês
½ pimentão verde
1 pitada de sal
1 pitada de noz moscada
½ tomate salada (mais verdes)
½ dente de alho triturado
1 c. sopa de azeite
1 c. sobremesa de vinagre
Água o quanto baste
Salsinha
Crótons
Modo de preparo
Bater no liquidificador os dois tomates maduros com cebola, alho, pepino, pimentão, sal, noz moscada, azeite e vinagre. Em seguida, peneirar para tirar o grosso. Misturar um pouco de água, colocar numa cumbuca e guardar na geladeira, para ser servido gelado. Pegar o tomate salada, ½ pepino e ½ pimentão e cortar em cubinhos para enfeitar o prato e colocar no gaspacho enquanto come. Salpicar salsinha e crótons antes de servir.