Ingredientes - serve 4
500 g de tagliatelle verde
200 g de requeijão cremoso
200 g de requeijão sabor cheddar
2 cebolas roxas em quadrados
2 dentes de alho
3 abobrinhas italianas finas
100 ml de azeite de oliva extra virgem
100 g de manteiga sem sal
Pimenta preta moída na hora e páprika picante
Sal a gosto
Modo de preparo:
As abobrinhas corte na parte mais delagada em rodelas finas. Na parte mais grossa faça tirinhas com casca e o miolo corte em cubinhos. As cebolas cortadas em quadrados de 2x2 cm.
Numa frigideira aquecida adicione o azeite e a manteiga, some a cebola e os dentes de alho picados e refogue ligeiramente. Junte as rodelas de abobrinha, as tirinhas, os cubinhos e refogue cuidando para que os legumes fiquem “al dente”. Tempere com a pimenta, junte os dois tipos de requeijão e misture delicamente. No final salpíque com um pouquinho de páprika picante. Reserve aquecido.
Cozinhe a massa em 5 litros de água com um pouco de sal, retire quando estiver “al dente”.
Monte os pratos com o tagliatelle e o molho. Decore com folhinhas de basilico.
Sirva com um bom vinho tinto.
Buon Appetito!
Ingredientes
Massa
200 g de farinha de trigo
100 g de semolina
5 gemas
1 pitada de sal refinado
10 ml de azeite de oliva extra virgem
Recheio
200 g de queijo brie cortado em pedaços
Molho de frutas vermelhas
250 g de frutas vermelhas frescas ou congeladas
20 g de açúcar refinado
30 ml de vinagre de vinho tinto
30 ml de vinho tinto
50 ml de caldo de carne, demi-glacé
Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes da massa e sovar muito bem até que ela fique lisa e macia. Deixar descansar por 30 minutos e abrir na masseira. Rechear com o brie e cortar do tamanho desejado. Cozinhar em água fervente e salgada até que fique al dente. Para o molho, levar todos os ingredientes ao fogo brando até engrossar, mais ou menos 10 minutos. Acertar os temperos e servir sobre o ravióli.
Ingredientes massa
280 g de farinha de trigo 120 g de semolina
4 ovos
Ingredientes recheio
200 g de queijo brie cortado em cubos pequenos
200 g de damasco picados finamente
Molho
300 ml de suco de laranja
1 l de creme de leite fresco
40 ml de licor de laranja
Castanha tipo xerém
Modo de preparo
Massa: em uma mesa ou balcão, coloque a farinha, faça um furo no centro, quebre os ovos neste buraco e, com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha. Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por cinco minutos no mínimo.
Se a massa grudar, polvilhe um pouco de farinha de trigo e quando a massa estiver bem maleável e homogênea corte-a em dois pedaços para abrir. Ajuste o controle da máquina de massa (manual) para a largura maior. Polvilhe cada pedaço de massa com farinha de trigo e passe pelo menos umas três vezes pelos cilindros sem corte, para abrir a massa.
Ajuste a máquina para espessura mais fina e passe novamente a massa aberta para afinar. A cada passada, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Repita o processo até atingir a espessura desejada – 0,5 mm – para massas recheadas como ravióli.
Recheio: depois de preparada a massa, elas devem ser recheadas com o damasco e o queijo brie e cortadas em formato de ravióli.
Molho: reduza o suco de laranja e acrescente o licor de laranja. Agregue o creme de leite e deixe reduzir novamente pela metade. Acerte o sal. Cozinhe a massa em água quente e acrescente ao molho. Prove o molho: caso esteja muito doce, coloque um pouco mais de creme de leite. No momento de servir já no prato, polvilhe em pouco de castanha tipo xerém.
Ingredientes
500 g de nhoque
150 g de peito de peru defumado, cortado em tiras
100 g de damasco seco
1 ramo de sálvia
1 ramo de tomilho
1 ramo de alecrim
50 g de amêndoas laminadas
3 c. sopa azeite extra virgem
1 c. café de sal
Pimenta do reino
Modo de preparo
Cozinhe o nhoque conforme a instruções da embalagem. Enquanto isso deixe os damascos hidratarem em uma vasilha com água. Escorra e pique em tiras. Em uma frigideira doure no azeite as amêndoas, junte as tiras de peito de peru, as ervas, o damasco e o sal. Acrescente o macarrão e salteie. Se necessário ajuste, o sal e a pimenta. Sirva porções individuais decoradas com o peito de peru e sálvia.
Ingredientes
500 g de espaguete
3 c. sopa azeite de oliva extra virgem
1 cebola picada finamente
4 dentes de alho picados
1 pimenta vermelha picada sem sementes
400 g de lombo suíno, cortado em cubos pequenos
1 kg de tomates maduros sem pele e sem sementes, picados
2 c. chá de páprica picante
1 c. chá de canela em pó
½ c. chá de cravo em pó
2 xícaras de água quente
1 c. sopa de açúcar
1 c. chá de sal
1 xícara de passas
½ xícara de cebolinha picada
Modo de preparo
Cozinhe o espaguete conforme instruções da embalagem.
Molho: em uma panela de pressão, doure o lombo no azeite por igual, junte a cebola, o alho e a pimenta. Acrescente os tomates, a páprica, a canela, o cravo, a água, o açúcar e o sal. Feche a panela e, quando iniciar a pressão, abaixe o fogo e cozinhe até que carne esteja macia cerca de 30 minutos.
Apague o fogo, espere que saia a pressão, abra panela, acenda o fogo. A seguir, adicione as passas e a metade das cebolinhas, prove os temperos e ajuste o sal. Sirva em porções individuais de macarrão e molho polvilhadas com as cebolinhas restantes.
Arriba, ragazzo! Que coisa mais maluca, misturar macarrão com molho mexicano, né? Eu também acho. E os ingredientes? Feijão no molho de tomate? Que loucura, Brasil!
Ingredientes - dá para 4 pessoas
500 g de spaghetti
1 cebola bem picadinha
500 g de carne moída de boa qualidade
300 g de feijão carioca
400 g de tomates andrea maduros, sem pele e sem sementes
1 c. sopa de páprica picante
1/2 c. sopa de cominho
4 folhas de louro
500 ml de caldo de carne
1 c. sopa de açúcar
1 pimenta dedo-de-moça
2 c. sopa de extrato de tomate
Azeite extra-virgem
Sal e pimenta-do-reino
Parmesão ralado fresco
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão normalmente, mas deixe-o num ponto ainda firme, que é pra ele dar conta do tranco. Frite a carne moída (já temperada com sal e pimenta-do-reino) numa panela de fundo grosso com azeite, acrescentando aos poucos os tomates, cebola, páprica, cominho e o louro. Deixe tudo se juntar por uns 10 minutos, até que forme um molho grosso, e acrescente o caldo de carne, açúcar e extrato de tomate. Se você é chicano e gosta de caliente, mande pra dentro a pimenta dedo-de-moça também, bem picadinha. O feijão vem por último, e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos até que os ingredientes se misturem bem, deixando uma consistência meio de purê. Acerte o sal e pimenta. O segredo aqui é um picante no final, com aquele gostinho de quero mais. Depois, é só servir o seu chili por baixo e por cima do spaghetti (nem precisa falar como cozinhar o spaguetti né?). Finalize com o queijo se puder.
Ingredientes
100 g de tagliatelli
100 ml de molho de soja (shoyo)
30 ml de mel
40 g de shimeji
54 g de acelga chinesa fatiada
40 g de tomate fresco sem pele e sem semente
2 limões tahiti
200 ml de azeite
10 mil de azeite para saltear o alho
15 g de alho descascado
Modo de preparo
Em um bowl coloque o shoyo, o suco do limão e o mel. Mexa bem com a ajuda de um fuet. Acrescente o azeite aos poucos, sem parar de mexer. Cozinhe a massa. Em uma frigideira, coloque 10 ml do azeite e salteie o alho. Acrescente a acelga e o shimeji. Coloque a massa já cozida e envolva a massa no refogado. Acrescente 50 ml do molho e deixe reduzir. Por ultimo coloque os cubos de tomate fresco e sirva.
Na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a abobrinha contém uma substância chamada tripsina, que protege contra o câncer. Além disso, o sabor suave do vegetal possibilita maior versatilidade na cozinha, oferecendo benefícios para quem sofre de pressão alta, em função da sua vitamina B3. Saiba como preparar a lasanha light.
Os pesquisadores da Universidade do Arizona, nessa mesma pesquisa, também identificaram as origens da abobrinha, base da lasanha light. O vegetal é proveniente da região da América Central, sendo cultivado desde 5.500 A.C. Na época, era um dos principais alimentos da população local.
Da mesma família que o melão e o pepino, a abobrinha é um legume que deve ser colhido ainda verde. Quando se desenvolve, surge a abóbora. O alimento possui grande teor de água e baixo valor energético. Uma xícara de chá cheia do vegetal possui apenas 19 calorias. Confira uma receita de lasanha light com abobrinha e carne moída.
Ingredientes:
2 abobrinhas
300 g de carne moída
½ cebola picada
1 pacote de molho de tomate
1 embalagem de requeijão light
Queijo mozzarella light a gosto
1 c. sopa de azeite de oliva
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o azeite de oliva e deixe esquentar. Adicione a cebola picada e frite até que fique dourada. Ponha a carne moída e mexa até dourar. Finalize com o molho de tomate e o sal. Espere cozinhar e tire do fogo.
Para montar a lasanha, faça fatias finas com as abobrinhas, no sentido do comprimento ou em rodelas. Disponha as camadas de abobrinhas espalhadas em um recipiente refratário de vidro.
Depois, espalhe a carne moída, colocando por cima um pouco de requeijão light. Vá repetindo o processo até que a lasanha light esteja completa. Na última camada, coloque mais carne e queijo. Ponha no forno a 200ºC por, aproximadamente, 25 minutos. Cuide para não queimar e retire quando estiver dourada.
Ingredientes (rendimento: 12 porções)
500 g de massa de lasanha normal ou integral
2 c. sopa de azeite extra virgem
1 cebola
4 dentes de alho picados
600 g de espinafre descongelado, picado e excesso de liquido espremido
2 abobrinhas médias, em fatias
1 tomate, picado
1 c. chá orégano
400 de salsa de tomate
½ xícara de azeitonas Kalamata fatiada
300 g de ricota
2/3 xícara de queijo feta esfarelado
1 ovo, batido
Pimenta preta moída na hora
Modo de preparo:
1. Pré-aqueça o forno a 350 graus.
2. Cozinhe a massa de lasanha de acordo com as instruções da embalagem, escorra quando estiver al dente. Reserve.
3. Enquanto isso, em uma frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio e adicione a cebola. Refogue 3 minutos e adicione o alho e orégano, refogue por mais dois minutos. Adicione a abobrinha e refogue até começar a amolecer, cerca de 2 minutos. Adicione o espinafre e um frasco de molho de tomate e cozinhe por mais cerca de 1 minuto. Desligue fogo, tampe e reserve.
4. Em uma tigela média, misture o queijo, ovo, ricota, queijo feta e uma quantidade generosa de pimenta preta.
5. Montar a lasanha: em uma assadeira, espalhar um pouco da mistura de molho no fundo de uma asadeira de 30x22 cm.. Coloque uma camada da lasanha cozida sobre este molho. Espalhe uma generosa porção da mistura de molho de vegetais por cima e metade da mistura de queijo feta-ricota sobre o molho. Polvilhe ¼ de xícara de azeitona kalamata por cima. Repita esta disposição em camadas mais duas vezes, terminando com o queijo. Adicione mais orégano e pimenta para cima da lasanha, se desejado.
6. Tampe a asadeira com papel alumínio e leve ao forno a 250º C por 20 minutos. Retire o papel alumínio e cozinhe descoberto, por mais 15-20 minutos até lasanha está borbulhando e queijo dourador por cima. Deixe a lasanha descansar por mais ou menos 05 minutos antes de servir.
Ingredientes:
Recheio de berinjela:
500 g de berinjela fatiada em rodelas finas
Azeite
½ xícara de manjericão verde picado
Orégano e sal a gosto
Molho branco:
3 c. sopa de manteiga
5 c. sopa de farinha de trigo
1 litro de leite
Noz-moscada moída ou ralada a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de queijo parmesão ralado
Montagem:
Refratário 25 cm x 35 cm e 5 cm de altura
Molho branco
Berinjelas
500 g de mussarela de búfala cortada em rodelas finas
250 g de tomates cortados em rodelas finas
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Preparo:
Recheio de berinjela: Leve as rodelas de berinjela ao forno convencional e deixe entre 20 e 25 min. No microondas, deixe por 15 min, mexendo a cada 3 min. Tempere com azeite, manjericão e orégano.
Molho branco: Derreta a manteiga e junte a farinha. Mexa rapidamente por 1 ou 2 min. Adicione o leite, mexendo até ferver e engrossar.Tempere com noz-moscada, sal e pimenta. Cozinhe por 2 min em fogo brando. Retire do fogo e misture o queijo ralado. Reserve.
Montagem: Faça camadas alternadas com molho branco, massa, berinjela e mussarela de búfala. Finalize com massa, mussarela de búfala, tomate, molho e parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 C e deixe de 30 a 45 min.
Ingredientes
1 c. sopa de azeite
1 c. sobremesa de cebola picada
1 c. sopa de alho-porró picado
1 c. sopa de azeitonas pretas picada
2 c. sopa de atum fresco assado e desfiado ou sólido (lata)
8 c. sopa de molho de tomates frescos
200 g de penne
sal a gosto
Modo de preparo
Refogar no azeite a cebola, o alho-porró, a azeitona e o atum. Junte o molho de tomate e misture tudo. Colocar sobre o penne já cozido al dente.